terça-feira, 18 de junho de 2013

Ceviche.


                                                                                                                                                            
Origem

É um prato tradicional peruano muito comum também no México. A origem do nome possui versões distintas. Um conhecido geógrafo peruano, Javier Pulgar Vidal, diz que a palavra vem de “siwichi”, que quer dizer peixe fresco. O jornalista Francisco More defende a ideia de que ceviche deriva da palavra “cebo”, que significa isca, cortes pequenos de peixes. Curiosamente,
esta mesma palavra em latim significa comida abundante. 
A versão adotada como oficial pelo governo Peruano é a levantada pelo historiado Juan José Veja, onde ela tem origem na palavra sibesh (comida ácida), lembrando que as mulheres mouriscas marinavam os peixes crus dos Incas em suco de laranja azeda. O ceviche surge como uma variante do escabeche - guisado de carne com vinagrete e outros ingredientes aos quais os espanhóis adicionavam cebola para reduzir a acidez. O escabeche de cebola teria se tornado o precursor do nosso conhecido ceviche.
 É uma ótima sugestão de entrada para os dias mais quentes.
Tome cuidado com a pimenta! Ela é bem forte e pode roubar o sabor do prato. O mesmo pode acontecer com as folhas de coentro. Use com moderação. 
 Características
 Sua principal característica é a cocção dos pequenos cubos ou finas fatias de peixe no suco de uma fruta cítrica ou algum outro líquido ácido. Geralmente são temperados com cebolas, chili e outros condimentos. A marinada altera o aspecto visual e a textura do peixe, de acordo com o tempo em que a proteína se mantém em contato com ela.
No Peru, o peixe marinado também é servido com milho e batatas-doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário