sábado, 20 de julho de 2013


Curry.


Temos visto nossas prateleiras se encherem desse condimento amarelo muito usado para arroz e verduras. Popular, mas só em forma de pó! Por isso, quando pensamos Curry, pensamos pó. Pois aqui veremos, o que significa, de verdade!
Curry é uma palavra mundialmente popular, que provém do indiano Kari, que significa molho. Basicamente o curry é um molho muito temperado, proveniente de um composto de ingredientes, que constitui a dieta básica de um grande número de povos orientais. Suas origens são confusas, mas muitos dados apontam a Índia, uma vez que quiseram inventar um jeito de dar mais paladar a carnes e verduras que consideravam insípidas. Foi assim que tiveram a idéia de aproveitar seus hectares de especiarias e começaram a temperar seus pratos com misturas incríveis que popularizaram o país. Cada lar e/ou cozinha mói suas especiarias e as mistura com verduras, leite de coco, yogurt e amêndoas para criar as pastas dignas de cada região.
Não existe uma só receita de curry. São milhares. Depende do país e de seus povos a variedade de ingredientes. A Índia, por exemplo, tem suas variantes, também conhecidas como “Masalas”: Tandoori (pimenta vermelha, cominho e cebola) e Garam (Cominho, funcho e noz moscada), entre outras. A Tailândia, por sua vez, usa ingredientes como a cebolinha, gengibre, cebola roxa e pimentas, e os divide em três tipos segundo seu grau de ardor: amarelo (mais suave), vermelho (intermediário) e verde (mais forte). A Malásia acrescenta folhas de lima e coentro e a África usa farinha de mandioca, frutos e folhas da selva.
Enfim, o mundo do curry é interminável e todos que o comem concordam que não se pode comer o mesmo curry duas vezes, pela variação de ingredientes e pela peculiaridade da mão que o prepara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário