sábado, 24 de agosto de 2013


Entendendo o design a partir da comida japonesa





Amantes ou não da culinária japonesa, certamente, já notaram o cuidado e a disposição dos alimentos servidos em restaurantes e rodízios, especialmente nas famosas barcas. Toda estrutura desse prato é completamente pensada não só para atrair os olhares, mas principalmente, para proporcionar ao consumidor melhor proveito de sua refeição.A partir desse pensamento, é possível realizar uma analogia unindo a beleza das barcas japonesas à estrutura do layout em sua loja virtual. Sim, afinal toda a construção de seu design deve ser pensada estrategicamente para agradar não apenas a primeira impressão do cliente, mas proporcionar um processo de negociação prazeroso. 

VejaVariedade. Inicialmente, já podemos destacar que uma barca contém: sushis, sashimis, rolls, ebimakis, tekkamakis, etc. Ou seja, o consumidor possui inúmeras opções. Como você tem apresentado sua loja ao cliente? Com variedades e opção de escolha ou de forma limitada, sempre ‘mais do mesmo’?Facilidade. Os hashis são tradicionais e específicos para a refeição nipônica. Contudo, se o cliente não consegue comer com eles, há recursos como elásticos ou uma peça de plástico que auxiliam no manuseio. E, se nem assim for possível comer confortavelmente, basta usar garfos mesmo. Tudo isso para dizer: facilite para seu cliente. Talvez ele seja iniciante em compras virtuais e precisará de mais ajuda e atenção. Esteja pronto para servi-lo.
Conteúdo. Em barcas, frequentemente, há sashimis e sushis de atum, salmão, camarão, e outros. Com isso, destacamos: são peixes selecionados que chegam à mesa do cliente. Até porque quem gosta de comida japonesa entende dos pratos. Por isso, pense bem: você apresenta qualquer tipo de informação a seus clientes ou desenvolve “pratos” conforme suas preferências?Prioridade. Nesta analogia, destacamos que os componentes da barca são elementos que devem estar presentes em sua loja, conforme o desejo do consumidor. Já os molhos como wasabi e shoyu são acompanhamentos dos pratos. Com isso, ressaltamos: saiba priorizar a necessidade de seu cliente e proporcione benefícios (molhos), que lhe permitam sair de seu e-commerce com vontade de voltar

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