Poderia uma vodca feita de uvas francesas
fazer sucesso em um segmento dominado por marcas russas e polonesas? Não
somente poderia como foi o que aconteceu com a marca francesa CÎROC, que se
tornou um dos maiores casos de sucesso nesse setor presença constante nos
ambientes mais badalados e descolados do mundo. O fato de ser feita de uva e,
sobretudo, na França, país-ícone do luxo, já confere à CÎROC uma elegância,
complementada também por sua garrafa, que lembra os frascos criados por
perfumistas.
-
A história
Jean-Sébastien Robicquet, enólogo francês da região de Bordeaux, tinha
tudo para ser um bom produtor de vinho ou, no mínimo, de conhaque. Isso porque
a história de sua família está intimamente ligada à produção dessas duas
bebidas há mais de 400 anos. Mas esse não foi o caminho trilhado pelo
empresário. Ele subverteu todas as regras do clã e optou por dar um toque de
modernidade no tradicional negócio familiar, ao aproveitar as uvas cultivadas
no terroir localizado na pequena cidade de Gaillac para produzir vodca, uma
bebida tradicionalmente destilada de grãos e batatas. Para tanto, o francês
misturou técnicas desenvolvidas por monges beneditinos no século 10 com
tecnologia de ponta.
-
-
O
resultado atende pelo nome de CÎROC (palavra originada da combinação de cîme,
cume em francês, eroche,
rocha) uma clara alusão a Gaillac, região onde são produzidas uvas nas mais
altas altitudes e os mais nobres vinhos franceses. Seu princípio é o de um
vinho destilado. Cada 10 quilos de uva rendem 4,5 litros de vinho que, destilados
por cinco vezes (enquanto o conhaque, apenas duas) e fermentados a frio, entre
16ºC e 18ºC, diferentemente das outras vodcas, garantem um litro da bebida. As
cepas utilizadas são a Ugni Blanc (95%) e a Mauzac Blanc (5%) das proximidades
de Gaillac e Cognac, sudoeste da França, e cultivadas a 300 metros de altitude.
Essa combinação única e o fato de serem colhidas de madrugada, quando as
temperaturas são mais baixas, foram descobertas de Robicquet, que passou dois
anos fazendo pesquisas.
-
-
A CÎROC começou a nascer em 2001 quando ele fundou a Euro Wine Gate, empresa especializada na criação, inovação e distribuição de vinhos e destilados contemporâneos, e teve a idéia de explorar a uva de outras formas. Primeiro veio uma tequila, que chamou a atenção da Diageo, gigante inglesa do setor de bebidas alcoólicas. Pouco depois, em 2003, foi a vez da CÎROC, lançada primeiramente no mercado americano em parceria com a Diageo. A vodca rapidamente se tornou um verdadeiro “hit” entre uma clientela urbana que freqüentava casas noturnas descoladas em cidades como Miami e Atlanta.
-
-
O principal marketing da bebida inicialmente foi sua composição à base de uvas. Pode parecer estranho, mas, a rigor, segundo a legislação da Comunidade Européia, vodca é um destilado feito a partir de qualquer produto de origem agrícola. Atrelar a marca ao da mixologia molecular, tendência recente que elabora drinques alterando as texturas dos ingredientes, foi outra tática adotada pela empresa para fazer da CÎROC sinônimo de bebida “descolada”. A CÎROC chegou ao Brasil em 2005 e rapidamente seu consumo se tornou um hábito em restaurantes e casas noturnas mais badaladas e exclusivas do país. Para se ter idéia, a boate Pink Elephant, reduto dos bem-nascidos de São Paulo, vende sozinha cerca de mil garrafas por mês.
-
-
Pouco depois, em 2007, o polêmico rapper americano Sean Combs passou a ser o embaixador e garoto-propaganda da marca. Em 2008, o produto ganhou uma “roupa nova” para enfrentar as altas temperaturas. Tratava-se da nova embalagem especial produzida para manter a bebida gelada por até quatro horas. O cooler era feito em aço inox e tinha um revestimento interno de neoprene, material ideal para manter a temperatura. Em poucos anos no mercado sua história tornou-se emblemática no mundo das bebidas. Afinal, em um segmento no qual a tradição é fundamental, a CÎROC, praticamente uma novata, já conquistou uma legião de fãs em mais de 40 países. O segredo? Além do produto, a marca conta com a experiência da Diageo para fazer seu marketing e distribuição seletiva.
-
-
-
A CÎROC começou a nascer em 2001 quando ele fundou a Euro Wine Gate, empresa especializada na criação, inovação e distribuição de vinhos e destilados contemporâneos, e teve a idéia de explorar a uva de outras formas. Primeiro veio uma tequila, que chamou a atenção da Diageo, gigante inglesa do setor de bebidas alcoólicas. Pouco depois, em 2003, foi a vez da CÎROC, lançada primeiramente no mercado americano em parceria com a Diageo. A vodca rapidamente se tornou um verdadeiro “hit” entre uma clientela urbana que freqüentava casas noturnas descoladas em cidades como Miami e Atlanta.
-
-
O principal marketing da bebida inicialmente foi sua composição à base de uvas. Pode parecer estranho, mas, a rigor, segundo a legislação da Comunidade Européia, vodca é um destilado feito a partir de qualquer produto de origem agrícola. Atrelar a marca ao da mixologia molecular, tendência recente que elabora drinques alterando as texturas dos ingredientes, foi outra tática adotada pela empresa para fazer da CÎROC sinônimo de bebida “descolada”. A CÎROC chegou ao Brasil em 2005 e rapidamente seu consumo se tornou um hábito em restaurantes e casas noturnas mais badaladas e exclusivas do país. Para se ter idéia, a boate Pink Elephant, reduto dos bem-nascidos de São Paulo, vende sozinha cerca de mil garrafas por mês.
-
-
Pouco depois, em 2007, o polêmico rapper americano Sean Combs passou a ser o embaixador e garoto-propaganda da marca. Em 2008, o produto ganhou uma “roupa nova” para enfrentar as altas temperaturas. Tratava-se da nova embalagem especial produzida para manter a bebida gelada por até quatro horas. O cooler era feito em aço inox e tinha um revestimento interno de neoprene, material ideal para manter a temperatura. Em poucos anos no mercado sua história tornou-se emblemática no mundo das bebidas. Afinal, em um segmento no qual a tradição é fundamental, a CÎROC, praticamente uma novata, já conquistou uma legião de fãs em mais de 40 países. O segredo? Além do produto, a marca conta com a experiência da Diageo para fazer seu marketing e distribuição seletiva.
-
-
Dadoscorporativos● Origem: França
● Lançamento: 2003
● Criador: Jean-Sébastien Robicquet
● Sede mundial: Cognac, França
● Proprietário da marca: Diageo plc
● Capital aberto: Não
● Chairman: Franz Humer
● CEO: Paul Walsh
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, Índia e Brasil
● Segmento: Bebidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário