sábado, 7 de setembro de 2013

Vinhos e comida japonesa: Uma harmonização perfeita!



Pense rápido. Qual é a bebida que mais combina com comida japonesa? Provavelmente saquê foi a sua resposta. Muita gente questiona o que se deve ou não beber na hora de degustar sushis e sashimis. A verdade é que não existe uma resposta precisa sobre este assunto.
Não há dúvidas de que saquês, cervejas, chás, refrigerantes e até mesmo água são boas alternativas. 
Dentre todas as opções, existe um universo ainda muito pouco conhecido e explorado (e que também combina perfeitamente com todas as delícias da culinária nipônica!). Sim, nós estamos falando dos vinhos!
Todo apreciador de vinhos que se preze já pensou em harmonizá-los com a comida da terra do sol nascente. Mas afinal, vinhos tem a ver com comida japonesa? Acredite: A combinação pode ser um espetáculo!
As opções mais indicadas são os vinhos brancos, os espumantes e os rosés. Esses tipos são recomendados por causa da suavidade, que consegue sustentar e acentuar os sabores da gastronomia japonesa.
A textura delicada do peixe e a presença do shoyo, por exemplo, pedem vinhos mais leves ou vinhos brancos. Entre os espumantes, que dão um charme único para as refeições, deve-se optar pelos mais jovens e sutis.
Os vinhos rosés também são considerados parceiros perfeitos para a gastronômica japonesa, especialmente em dias quentes. A delicadeza do sushi e do sashimi, por exemplo, clamam pela sutileza de um rosé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário