terça-feira, 27 de agosto de 2013


https://d1xnn692s7u6t6.cloudfront.net/black-15.pngKindle
 inShare 
Festival da cultura japonesa reúne 
20 mil pessoas em Porto Alegre
Mulher de 60 anos se vestiu de Jiraia para participar do evento.
Roupas, comida e arte do Japão foram apresentadas para os gaúchos.
Dayanne RodriguesDa RBS TV



Cultura japonesa foi apresentada em festival em Porto Alegre (Foto: Dayanne Rodrigues/ RBS TV)
Músicas típicas, danças, artes marciais. Quem foi ao Festival do Japão neste fim de semana em Porto Alegre pode conferir e conhecer melhor a cultura do país. O evento reuniu imigrantes japoneses de diversas colônias do Rio Grande do Sul e também os amantes da cultura asiática. A organização estima que 20 mil pessoas circularam no local. Cerca de 14 mil pessoas participaram da primeira edição, em 2012.
A arte marcial impressionou os convidados pela agilidade, e a beleza das roupas ficou evidente no desfile de kimonos. Para o presidente do comitê organizador do festival, Kazuhisa Kanno, o objetivo é mostrar que o Japão vai além da culinária. “Muita gente não conhece, talvez conheça mais a comida, né? Mas o resto não é bem conhecido. Então nós queremos mostrar para o público, principalmente gaúcho”, explica Kanno.
Apesar de já estar no gosto da população, a comida não ficou de fora. Para a descendente de japoneses Mie Makin, o evento reforça a cultura também entre os imigrantes. “O Intercâmbio é muito forte entre todas as gerações, tanto as crianças, os adultos, os idosos, muito bom. Que cada vez se fortaleça mais esse vínculo com a cultura brasileira e a nipônica, a japonesa”, disse Makin.
Colsplayers se reuniram durante festival em Porto Alegre (Foto: Dayanne Rodrigues/ RBS TV)
Em um dos espaços do festival, os colsplayers se reuniam. Eles são pessoas que gostam de se vestir como personagens de desenhos animados e histórias em quadrinhos japoneses, os mangás. “Acho que se o mundo tivesse um pouco mais da cultura japonesa, seria um lugar melhor porque o pessoal de lá é muito inteligente e muita coisa sai de lá também”, opina o estudante Daniel Nobre Ribeiro, que foi vestido de Naruto.
Quem aproveitou para entrar na brincadeira foi a cabeleireira Elonir Aparecida Pedroso Oliveira. Com quase 60 anos, a mulher visitou o local com a neta e foi vestida de Jiraia. “A gurizada me transformou no personagem. Eu nem conhecia, tive que ver o filme, assistir várias vezes. Agora estou gostando”, brincou Elonir.

No próximo ano, o objetivo da organização é repetir a dose do evento. Para entrar, o público precisava levar um quilo de alimento. As cinco mil toneladas arrecadadas serão doadas para uma entidade escolhida pela Brigada Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário