sexta-feira, 20 de setembro de 2013








Características: sua cabeça é ovalada com mancha marrom atrás das guelras e coloração marrom com leves tons violeta escura no dorso. As extremidades são claras com pintas brancas arredondadas e o ventre é mais claro que o corpo. Com lábios grossos, a boca é relativamente larga e costuma terminar na altura dos grandes olhos. A nadadeira dorsal inicia na nuca, a anal na metade do corpo se estendendo até o pedúnculo da cauda, a peitoral é afinada e um pouco comprida, as laterais são curtas em relação às demais e a caudal é truncada ajudando bastante na captura das presas. Como chega a viver mais de 30 anos, sua maturidade sexual é tardia atingida por volta dos cinco anos de idade. Essa espécie apresenta ainda dimorfismo sexual sendo o macho sempre maior que a fêmea. Com carne apreciada por muitos restaurantes do país, o namorado pode chegar a mais de um metro de comprimento e ultrapassar os três quilos, mas são mais comuns exemplares de porte médio medindo cerca de 50 centímetros.
Hábitos: carnívoro, costuma ser muito agressivo principalmente durante o dia, período em que está se alimentando. Com um cardápio alternando peixes de menor tamanho, crustáceos e moluscos, seu corpo robusto, alongado e fusiforme, favorece a velocidade na hora do ataque.
Curiosidades: muitas vezes confundido, erroneamente, com o peixe batata ( Lopholatilus villarii ) que também é chamado por alguns de namorado por apresentar características marcantes muito parecidas, como por exemplo, a distribuição de seus poucos espinhos e ausência de gordura.
Onde encontrar: espécie marinha eminente e tradicional de águas tropicais. Habita todo o litoral atlântico brasileiro desde o Estado do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul sendo demersal, ou seja, vivendo no fundo do mar acima dos 50 metros de profundidade.
Dica para pescá-lo: preferem regiões de areia, mas também podem ser encontrados em áreas de rochas, corais ou cascalhos. Estão mais ativos no verão durante o dia e costumam freqüentar áreas de cannyons e parcéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário