domingo, 16 de março de 2014

Sabores: O Japão na sua cozinha.

Veja receitas deliciosas e leve todas as delícias da exótica gastronomia oriental para dentro da sua casa

A culinária japonesa é uma das que mais crescem nos últimos tempos, haja vista a quantidade de temakerias e restaurantes do gênero inaugurados por aí. Mas se você é um fã da gastronomia oriental, não precisa ir muito além da sua própria cozinha para ter delícias saudáveis com sotaque japonês na sua mesa. Procuramos o chef Guilherme Shigueo, especialista no assunto, para ensinar alguns segredinhos e apresentar pratos totalmente japoneses que fogem do trivial.

Muito usados na gastronomia oriental, salmão e atum combatem os radicais livres e contam com ação anti-inflamatória, auxiliando o sistema imunológico. Além disso, por serem ricos em ômega 3, possuem ação antioxidante. A soja, também regra nos pratos japoneses, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e auxilia na redução do colesterol.

As algas dos sushis possuem fibras, proteínas e diversas vitaminas. Já os cogumelos, utilizados na preparação de shiitakes e shimejis, são ricos em proteínas e ajudam a dar a sensação de saciedade, favorecendo o sistema imunológico.

Consultoria: Kyoto Japanese Food e Temakeria Makis Place



Chawan-Mushi

Ingredientes:

Massa:
3 ovos
1 e 2/3 xícara de caldo dashi
2/3 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de saque mirim
1 colher (chá) de shoyu Kikkoman

Recheio:
12 camarões frescos
4 cogumelos Shitake
4 fatias de Kamaboko
Cebolinha fatiada

Modo de Preparo:

Quebre os ovos e misture com o caldo dashi. Coe o líquido com uma peneira, tempere com o shoyu, o sake e o sal. Limpe os camarões e corte em pedaços pequenos, fatie os cogumelos e o kamaboko em tiras de 5 cm.

Arrume estes ingredientes no fundo de uma tigela de cerâmica (pode ser também uma xícara de chá) e despeje a mistura de ovos por cima. Estoure as bolhas de ar da superfície, tampe e leve em banho-maria. Cozinhe em fogo baixo entre 15 e 20 minutos. Para verificar o ponto, a textura em cima é de pudim e no fundo é líquida, por causa do caldo. Sirva em seguida.

CURIOSIDADE: O Chawan-mushi é um pudim de ovos salgado. Chawan é o nome da tigela em que é servido. Mushi significa cozido no vapor. "É um prato rápido e fácil de se fazer, sendo muito tradicional no dia a dia oriental. Principalmente em dias frios", comenta o chef Guilherme Shigueo.

Pode ter como ingredientes: frango, peixes, cogumelos, broto de bambu, kamaboko (massa de peixe) e ofu (tofu desidratado). Mas para o preparo, o que mais importa é o tempero dos ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário